Dúvidas Frequentes

A Ouvidoria, adotará salvaguardas para proteger os dados do denunciante, conforme as normativas vigentes, primando pelo sigilo e integridade na relação com a sociedade. Os procedimentos adotados estão descritos na Portaria CGU 581, subseção III. No entanto, não podemos deixar de mencionar o direito de o Denunciante ter sua denúncia apurada por um órgão externo e independente, a Controladoria Geral da União (CGU), caso sofra retaliação em virtude de Denúncia realizada à Ouvidoria, clique aqui para saber mais.
Passo a Passo para Denunciar retaliação
A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos. Conheça os tipos de manifestação.
Para Consultar uma manifestação de Ouvidoria realizada acesse  https://falabr.cgu.gov.br

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O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação desenvolvida pela Controladoria Geral da União (CGU) de uso obrigatório pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Através dela, qualquer pessoa física ou jurídica pode:
  • I - solicitar, quaisquer, informações públicas produzidas, guardadas ou gerenciadas pela instituição, salvo as exceções previstas em lei,
  • II - realizar: Denuncias, Elogios, Sugestões, Solicitações e Reclamações acerca dos serviços ou agentes públicos,
  • III - Sugerir a Simplificação dos Serviços oferecidos pelo Órgão contribuindo para a desburocratização do serviço público,
Conheça mais sobre as Manifestações de Ouvidoria.
Ouvidoria é um canal de comunicação entre os cidadãos e a administração pública, onde, por meio da cidadania participativa, qualquer pessoa pode melhorar ativamente a qualidade do serviço público prestado à sociedade. Nesse sentido, a Ouvidoria abre espaço para a apresentação de manifestações, que podem ser sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. A Ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
Caso tenha alguma dúvida não listada acima entre em contato pelo e-mail ouvidoria@ufv.br. No entanto, lembre-se, este canal é apenas para orientação . As manifestações devem ser feitas, preferencialmente, na Plataforma de Ouvidoria, confira nossas orientações de como fazer uma Manifestação de Ouvidoria